Infecção em crianças pelo Coronavirus ( COVID-19)  

Qual o risco de uma criança ficar doente com o COVID-19?

Com base nas evidências científicas atuais disponíveis, as infecções pelo COVID-19 parecem afetar as crianças com menos frequência e menos gravidade do que em adultos. Um estudo recente, publicado no início de março de 2020, sugere que as crianças são tão propensas a se infectarem quanto os adultos, mas apresentam menossintomas ou risco de desenvolver doença grave.

Porque as crianças seriam afetadas com menos frequencia?

sso poderia ocorrer porque as crianças são menos expostas às principais fontes de transmissão. Como a maioria das crianças infectadas não apresenta sintomas ou os sintomas são menos graves, os testes diagnósticos não são realizados em muitos casos, fazendo com que o número real de crianças infectadas seja subestimado. A  importância das crianças na cadeia de transmissão do vírus permanece incerta.

 

Quem transmite a infecção para as crianças?

A maioria das crianças infectadas pelo COVID-19, segundo os dados atuais, tem um contato familiar com diagnóstico da infecção. Das crianças infectadas na China, em 82% dos casos foi comprovado contato domiciliar. As crianças provavelmente não constituem um reservatório importante do vírus.

 

Quanto tempo pode levar desde o momento que o COVID-19 é transmitido de uma pessoa para outra até aparecerem os sintomas?

O chamado período de incubação é de 5 a 6 dias. Em um estudo com 183 casos da doença na China, com período de exposição e o início dos sintomas bem definidos, o período de incubação médio foi de 4,8 dias (com intervalo de confiança de 95% de 4,2 a 5,4 dias)

 

Quais são os sintomas que a criança apresenta?

Os sintomas são os comuns de resfriado, como febre, coriza, dor de ouvido, dor de garganta, e dor de cabeça, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos e pneumonia. Os sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia podem ocorrer em até 57% dos casos, sendo mais comuns em crianças do que em adultos.Na China 10% das crianças eram assintomáticas, 40% a 50% tinham febre e a mortalidade foi 0%.

 

Como proteger as crianças do COVID-19?

Este é um bom momento para ensinar as crianças a fazerem as mesmas coisas que todos devem fazer para se manterem saudáveis:
− Lavar as mãos com frequência usando água e sabão em quantidade suficiente e de maneira adequada (entre os dedos, palma e dorso das mãos, esfregar as unhas, estendendo a lavação até os punhos) ou, caso não seja possível lavar as mãos em algumas situações, utilizar desinfetante a base de álcool gel;
− Evitar contato com pessoas doentes (que estejam com algum sintoma como tosse, espirros ou febre);
− Limpar e desinfetar diariamente as superfícies de toque frequente nas áreas comuns da casa (por exemplo, mesas, cadeiras de encosto alto, maçanetas, interruptores de luz, controles remotos, banheiros, pias);
− Lavar objetos e brinquedos, incluindo os de pelúcia laváveis