Merenda escolar  

.Porque a alimentação na idade escolar é tão importante?

rianças com idade entre 7 a 10 anos são consideradas escolares. Este é um período em que elas praticam muita atividade física e apresentam crescimento de estatura constante. Por isso, é muito importante que a qualidade e a quantidade da alimentação estejam adequadas às suas necessidades diárias e que hábitos saudáveis sejam estimulados. 

 

A qualidade da merenda ou do lanche pode afetar a sáude dos escolares?

Sim. A qualidade da merenda ou do lanche ingerido nas escolas pode interferir na saúde dos estudantes. É um momento de risco, no qual a criança pode adquirir produtos na cantina da escola, que não necessariamente obedecem às recomendações da alimentação saudável. Assim, o jovem fica exposto à excessiva ingestão de açúcares, gorduras e sal. Ressalte-se: uma alimentação inadequada está relacionada com uma maior incidência de doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e câncer.

 

Como deve ser uma merenda de qualidade?

A merenda escolar deve fornecer a cada criança entre 200 a 250 calorias por dia, podendo haver variações de acordo com o estado nutricional do escolar: obesidade ou magreza. No dia a dia, deve-se estimular um lanche variado, com a presença de diversos grupos alimentares, como frutas e legumes; carboidratos e fontes proteicas. É importante, ainda, estimular o consumo de carboidratos complexos (bolachas integrais, bolos com farinhas integrais e pão integral na confecção do sanduíche) em detrimento dos simples (açúcares e refrigerantes). Como o consumo diário de frutas, verduras e legumes deve ser de pelo menos 5 porções por dia, é fundamental que na merenda escolar contemplem de uma a duas dessas porções. Finalmente, recomenda-se que o escolar faça o consumo diário de 500 a 750 mL de leite ou o equivalente em seus derivados, ou seja, inclua em sua merenda iogurte ou queijo.

 

Os alimentos industrializados devem ser consumidos normalmente?

Não. A merenda deve priorizar alimentos frescos, sucos e leite. Apenas em circunstâncias especiais devem ser consumidos alimentos industrializados. Esses produtos devem ser usados com parcimônia. De forma geral, recomenda-se restringir o consumo de refrigerantes, sucos e bebidas à base de soja. Também deve ser evitada a ingestão de alimentos industrializados ricos em gorduras, sal e açúcares, como bolachas recheadas, enlatados, embutidos, salgadinhos, condimentos e comidas congeladas.